top of page

Ler e escrever

O livro "Ler e Escrever na Escola: o Real, o Possível e o Necessário" (editora Artmed) afirma que ensinar a ler e a escrever é um desafio que transcende amplamente a alfabetização em sentido estrito. O desafio tem a ver com incorporar @s alun@s à cultura da escrita, fazer com que todos sejam membros plenos da comunidade de leitores e escritores. Ou seja, você não deve se dar por contente quando @ crianç@ aprender a ler e a escrever, é preciso mais: fazer uso disso com autonomia e competência e não só por obrigação, mas também por prazer.

Olhar para as brincadeiras e jogos da nossa infância pode ser uma das formas de criar experiências educativas e divertidas com @s pequen@s. Meus pais guardam um jogo antigo de tabuleiro chamado “Palavras-Cruzadas”, herança do meu avô, que ainda hoje nos divertimos jogando juntos. Com ele aprendi a ortografia de muitas palavras, e o mais importante, a brincadeira tornou esta experiência de aprender e compor as palavras muito mais gostosa.

Alguns sites e blogs recriaram o jogo, fizeram o “Palavras-Cruzadas Gigante", e nós vamos mostrar o passo a passo para vocês. \o/

Vocês precisarão de:

- Uma caneta de cor escura (preta ou azul) com a ponta bem grossa;

- Bastante papel paraná ou papelão;

- e Tesoura.

Com a tesoura corte o papel paraná em quadrados grandes, depois escreva letras grandes nos quadrados para que possa montar palavras. Vocês podem criar juntos perguntas e frases que sirvam de pistas para as palavras serem adivinhadas, ou pedir para que escrevam nomes de países, amigos, cidades, alimentos, etc.

Dá pra brincar dentro e fora de casa, levar para parques, festas, viagens e aproveitar muito o tempo livre para aprender brincando!

Esperamos que vocês gostem muito da brincadeira!

Abraço apertado,

  • Black Facebook Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Instagram Icon
bottom of page