top of page

De onde vem o papel?

​Fonte: coladaweb.com

Imagem: http://bracelpa.org.br/


Antes da invenção do papel, as pessoas se utilizavam de diversas formas para se expressar através da escrita. Na Índia, eram usadas as folhas de palmeiras. Os esquimós utilizavam ossos de baleia e dentes de foca. Na China escrevia-se em conchas e em cascos de tartaruga. As matérias primas mais famosas e próximas do papel foram o papiro e o pergaminho.


Imagem: http://www.dicasdachermont.com/2015/05/a-historia-do-papel.html


O primeiro, o papiro, foi inventado pelos egípcios e apesar de sua fragilidade, milhares de documentos em papiro chegaram até nos. O pergaminho era muito mais resistente, pois se tratava de pele de animal, geralmente carneiro, bezerro ou cabra e tinham um custo muito elevado. Os Maias e os Astecas guardavam seus livros de matemática, astronomia e medicina em cascas de árvores, chamadas de “tonalamatl”.

Imagem: http://www.notapositiva.com

A palavra papel é originária do latim “papyrus”. Nome dado a um vegetal da família “Cepareas” (Cyperua papyrus). A medula dos seus caules era empregada, como suporte da escrita, pelos egípcios, há 2 400 anos antes de Cristo. Entretanto foram os chineses os primeiros a fabricarem o papel como o atual, começando a produção de papel a partir de fibras de bambu e da seda.


Você quer saber como o papel é feito hoje em dia? Aqui tem um vídeo que vai te contar um pouco da história e mostrar como funciona a indústria do papel!


​Esperamos que você goste muito!


Abraço,


  • Black Facebook Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Instagram Icon
bottom of page