
Foto: Vivian Maier
Que a obesidade infantil pode ser um problema, nós já sabemos. Alimentação saudável, exercícios e brincadeiras são essenciais para uma infância gostosa e livre de doenças. Agora falando honestamente, a sua criança precisa saber que ela tem que emagrecer?
Eu cresci ouvindo coisas horríveis sobre ser gorda. E não eram falas direcionadas especificamente sobre emagrecer, mas eram extremamente cruéis que, além de não me ajudar a emagrecer, fizeram com que desde de cedo eu me sentisse indigna de amor e respeito.

Foto: Vivian Maier
Nós adult@s que """sabemos das coisas""" e queremos o bem da infância, precisamos ouvir o que dizemos para @s menores e nos perguntar se gostaríamos que nos dissessem isso. Nós gostaríamos de ouvir frases como "desse jeito ninguém nunca vai gostar de você"? Então por que dizer isso para seres tão abert@s ao mundo?
Pensemos. Inspiremos. Reflitamos. Qual o sentido e a necessidade de conversar com a criança sobre a obesidade infantil usando ameaças, desvalorização humana ou chantagem emocional?
A verdade é que você não precisa falar nada disso. Talvez nem precise dizer que ela está gorda e que está na hora de mudar. Podemos simplesmente mudar o cardápio gradativamente, oferecer alimentos diferentes, levar as crianças pra brincar no parque, evitar os alimentos considerados ruins.

Foto: Vivian Maier
Tudo bem comer uma coisa diferente de vez quando. Nós adult@s também gostamos de porcarias. Qual o problema de comer um brigadeiro ou um cachorro quente na festinha ou uma pizza no fim de semana? Nenhum. Tudo ótimo explicar pra ela que comer bem é ótimo pra ter uma vida saudável, explicar de onde vêm os alimentos que ela come, levá-la à feira ou mercado pra sentir os cheiros dos alimentos, quem sabe ter uma horta em casa para que ela ajude a cultivar o que come. Tudo mais que lindo se fizermos isso junto com as crianças não nos excluindo dessa busca pela saúde.

Foto: Vivian Maier
Existem muitas formas de ter uma infância saudável e sem obesidade sem que isso seja traumatizante. Sem ensinarmos que a aparência é que nos faz sermos amad@s e que os valores humanos são infinitamente maiores que ser gord@ ou magr@.
Não deixe a sua criança se sentir como eu tantas outras nos sentimos. Ame, elogie verdadeiramente. "Você emagreceu" não é um elogio, parâmetro de beleza ou de caráter. Uma criança saudável não é uma criança magra, é uma criança feliz, que brinca, que se sente segura e que sabe que é amada.

Foto: Vivian Maier
Grande abraço,
